quinta-feira, 29 de novembro de 2012

UMA LIÇÃO DE MALANDRAGEM

        

Ha uma grande diferença entre o "POBRE" e os "DURO"
EXPLICO
POBRE é aquele que joga no bicho e sonha em ganhar para depois ir a Aparecida agradecer a Santa e ao Ceara agradecer ao Padim Cicero e se precisar de uma ajuda financeira ele pede.
DURO
joga na megasena na esperança de ganhar o premio acumulado para ir a Londres renovar o guarda roupa, passar em Paris para se resfastelar no Tour D´Argent e comprar gravatas no Brione em Roma.
De passagem ja que ele esta la  da um adeuzinho no domingo quando o Papa aparece na sacada.
Ele nunca pede ajuda financeira........TOMA!
COMO?
PRIMEIRO: 
ele arranja um emprego publico que lhe garanta o minimo necessario para sobreviver..
SEGUNDO:
Acompanha diariamene as noticias sociais da Sonia Racy, da Monica Bergamo o blog das "meninas on line" da Alice Ferraz e sabe tudo sobre quem é quem.
TERCEIRO:
Entra num restaurante de primeira linha e senta na mesa de um homem  que esta almoçando sózinho e puxa o seguinte dialogo:
O DURO:
 "Fernandinho vc por aqui? que alegria não te vejo desde daquela tarde no Jokey", Estava passando na porta a caminho doBanco, resolvi almoçar e quando vi você e fiz questão de te abraçar"
O tal Fernandinho responde :: "eu não sou Fernandino, meu nome é José Augusto!"
O DURO: '
"O que é isso Fernandinho esta me gozando? Nos
conhecemos desde a Faculdade, nos formamos juntos! Esta me zoando?"
JOSÉ AUGUSTO:
"Voce esta enganado ,eu sou industrial não cursei neenhuma faculdade, esta me confundino com outra pessoa"
O DURO :
"Voce esta brincando comigo? Pô ! Mostra a identidade  para você cair do cavalo!"
JOSÉ AUGUSTO entrega  um cartão de visita com nome, sobrenome, enderço , telefone;.
Ja esta ganho o 1° round;
O DURO: "
Não posso acreditar, vc tem algum parente com o nome de Fernando? é meu amigo móra no Rio e é identico a voc sem tirar nem por! Estou perplexo!" Deixa pedir minha comida e vamos decifrar essa xarada"
Enquanto almoça,  naturalmente conta a historia do amigo Fernandinho (inventado),   criador de cavalos de corrida de origem ingleza e argentina  com quem costuma se encontrar no Yath  Club de Angra.
Consegue convencer o agóra,  ja amigo Zé,,e diz que tem que comer e sair rapido porque tem um encontro ,
"Nossa!!!!!!!!!! ,ia sacar dinheiro para o fim  de semana, e perdi a hora , por favor me empresta  1.000,00 "
e termina dizendo :
"estou com teu cartão e vou te telefonar  para a semana para   te devolver, retribuir o almoço e conversarmos sobre negosios".
Faturou uma graninha e.ja tem um cartão para se apresentar futuramente como 
                                   JOSÉ AUGUSTO
                                        Presidente 
                 XXXXXXXXXX  INTERNATIONAL CO.
                     
                           



segunda-feira, 28 de maio de 2012

BRAZ

O bairro do Braz é uma lembrança importane de São Paulo
O COMEÇO
A imigração italiana começou no fim dos 1800 e começo de 1900.
Começou  na lavoura de café e aos pouco vieio para a Capital e se localizou  no bairro do Braz onde começavam as industrias e formou uma comunidade tipica com os costumes  da origem,
Assim como os judeus se concetravam no Bom Retiro, os arabes na 25 de Março, os japoneses na Liberdade, os paulistas tradicionais em  Campos Eliseos,os italianos se firmaram no Braz.
As festa tradicionais, muitas ainda hoje comemoradas pelos descendentes, faziam a uuião dos moradores.
Eram organizadas com antecedecia nas conversas dos "compadres" e "comadres" que sentavam na calçada
A renda sempre éra ou para uma sociedade de auxilio mutuo ou uma paroquia.
SEGREDOS?
Não havia segredos; todos comemoravam as  alegrias e tristezas juntos como uma verdadeira familia
COMIDA
Foi no Braz, onde cozinhar bem éra uma tradição das mulheres , que nasceram as cntinas de São Paulo.
No largo da Concordia, junto ao Teatro  Colombo, onde Nino Nelo éra o astro absoluto, nasceu a MACCHIAROLLI, depois vieram a PIZZARIA CASTELÕES a CANTINA 1060 onde mão de Ciccilo Maza não saia do fogão a lenha,  que depois montou com os irmãos os restaurante DON CICCILO, a BALILA.,hoje  BELO SGUARDO nas mãos dos herdeiros do falecido Renato em Moema, e tantas outras que introduziram o tempero italiano no Brasil
CAUSOS
Pagano Sobrinho, descedente de italianos e humorista observador dos costumes do bairo, contava historias
DUAS  HISTORINHAS DE PAGANO
Duas comadres conversando::
"Cumá me doi muito a cabeça! cosa faço?
"Toma dus narvagina (novalgina)que melhora"
Morreu a esposa do Seu Nicola.
Velorio, todos os vizinhos consolando, Da. Carmela abraçada ao recem viuvo diz:
"Quanti anni era spozato (casado) ?
Seu Nicola: : "setente due"
"E adesso cumpá cumo va fazer sem ela?
Éh!!!........cu as p.......
MUDANANÇAS
O Braz foi o centro de grandes lanificios, fabricas de móveis, teve o maior cinema de SP na  época oCine Universo,o Teatro Colombo, o Carnaval que concorria com o seu corso de automoveis com o tradiciona da Av, Paulista, lojas diferenciadas, foi mudando aos poucos.
As  familias progrediram e foram para bairos mais novos,as cantinas foram para o Bexiga, o Tatuapé cresceu e ficou nobre, mas as historias e as familias serão sempre lembradas com carinho.
Hoje esta  conversa  é uma homengem ao meus amigos e colegas de infancia  de desce ndencia italiana e....
ao meu amigo  
FIORAVANTE PAGANO SOBRINHO



   

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A GONDOLA

ANO 1967
De viagem pela Italia vou de Milão a Veneza
No avião conheço duas americanas,Lena Sabattini  e a filha Jane.
Conversamos e vamos para hoteis diferentes
O ENCONTRO
Casualmente no dia seguinte encontramos na Praça de São Marcos e resolvemos dar uma passeio de gondola, como qualquer turista.
Embarcamos na 1a. da fila cujo gondoleiro se mostra muito simpatico e fazemos o tour convencional.
O JANTAR
Marcamos de nos encontrar no dia seguinte no mesmo local para jantarmos.
Enquanto pensamos o lugar, encontro o gondoleiro do dia anterior que nesta altura ja sei o nome GIORGIO e pergunto:
"onde podemos jantar num lugar que não seja para turistas?"
Ele tenta explicar para ir por ruas e vielas e digo: "é dificil..........voce ja jantou?"  a resposta "não....quer jantar comnosco?" imediatamente tira a blusa do uniforme e vamos para um pequeno restaurante simples, comida boa e conversa animada e........ ai vem........
O CONVITE
"Vocês são meus convidados para passear por canais onde não levamos turistas e "vou te ensinar a remar" diz ele para menina.
O IMPREVISTO
Estamos os quatro na gondola e Giorgio chama-a para a proa e....... até hoje não sei se foi um desequilibrio ou um "chga pra cá" e estamos os quatro na agua com a gondola virada, agua até os ombros. Conseguimos sair do canal, encaminhamos as duas mulheres para o hotel, e me despeço de Giorgio que me abraça chorando, agradecendo pela ajuda na situação.
Vou para meu hotel e no caminho resolvo tomar um café.
Aproxima-se um homem e me perguna:"você caiu no canal?" respondo que sim e  me diz ele: "estava na gondola do Giorgio, não é?" pergunto "como vc sabe?" a respota: "a ésta altura toda Veneza ja sabe" digo "é comum não é?" a informação "sou gondoleiro ha 40 anos e nunca aconteceu!"
Duvido mas não discuto
O REENCONTRO
Na volta para casa passo po NY e resolvo rever as duas companheiras de aventura, que me convidam para jantar.. Conheço o anfitrião BOB, uma homem de meia idade bonachão, e conversamos, quando a esposa me pergunta:"você viu o jornal?" curioso pergunto "que jornal?" "o jornal de Veneza do dia seguinte!" e me mostra uma pagina frontral do "GAZETTINO DE VENEZIA" de 16 de julho de 1967, com o titulo:
             " SI CAPODOLGE UNA GONDOLA CON TRE AMERICANI A BORDO".
noticiando o acidente,com nomes  e  sobrenomes nossos .
Fico pasmo, nunca imaginaria isso e ela  manda fazer um "xerox" do jornal que guardo comigo.
Nunca soube de outro brasileiro que tenha passado por um momento deste e......... ainda bem que teve um FINAL FELIZ

sábado, 14 de janeiro de 2012

AS NOITES DE 50

Com a série da Globo contando a vida de Dercy Gonçalves me lembrei da época dos
TEATROS DE REVISTA
A grande fase foi no começo dos anos 50
OS PRODUTORES
O mais importante foi WALTER PINTO , no Rio de Janeiro, no Teatro Recreio, na Praça Tiradentes, com peças que levavam  nomes como BUBUBU NO BOBÓBÓ e outros sem significado e títulos sem nexo.
As estrelas principais eram VIRGINIA LANE e OSCARITO,DERCY GONÇALVES, secundados por WALTER D ´AVILA, CATALANO, SONIA MAMEDE,COLÉ, DEDÉ SANTANA e tantos que a memória me falha e as "girls", dançarinas da época, escolhidas a dedo pelo produtor que era expert no assunto.
O TEATRO CARLOS GOMES também na Praça Tiradentes encenava revistas. onde conheci um comediante argentino BLAKE, cuja historia contarei um dia.
Em São Paulo o produtor e ator SIVA FILHO montava suas peças no Teatro Santana e pelo palco passaram  cantores como JUAN DANIEL e esposa (pais do atual diretor da Globo Daniel Filho) interpretes de boleros,  e astros da musica popular como FRANCISCO ALVES, ORLANDO SILVA, CARLOS GALHARDO,SILVIO CALDAS e outros .
Vindos de Portugal, a comediante BEATRIZ COSTA ,o magnifico declamador JOÃO VILARETT, hoje nome de um teatro em Lisboa
Da Argentina vieram orquestras de tango  de FRANCISCO CANARO , ANIBAL TROILO,  e cantores ALBERTO CASTILLO, JUAN SOREL, JULIO SOSA
Foi a época de ouro das revistas que mesclavam humor, musica, dança, charges politicas
CARLOS MACHADO
Dominou a noite no Rio de Janeiro, com shows nas boates CASABLANCA e CASAGRANDE e HOTEL SERRADOR , com GRANDE OTELO e  onde as vedetes eram  RENATA FRONZI, CÉLIA COUTINHO  NORMA LAMAR ,NORMA BENGUEL e outras que participavam  anualmente na lista das 10 mais certinhas de SÉRGIO PORTO o STALISNAW PONTE PRETA. no Jornal ULTIMA HORA  de SAMUEL WAINER e onde conheci HELIO COLONA que  se tornou meu grande amigo e de quem falarei também um dia
Os espetáculos eram luxosos com orquestra ao vivo comandada por BENÉ NUNES, pianista e regente famoso e cantores como ATAÚLFO ALVES, DICK FARNEY, LÚCIO ALVES e os  melhores da época
CASINO DA URCA
Foi o cartão de visita da noite do Rio de Janeiro, dirigido por JOAQUIM  ROLA, que posteriormente montou o HOTEL QUITANDINHA em Petrópolis
Era época em  que o jogo era permitido e frequentado pela elite carioca e  turistas e onde se apresentaram CÁRMEM MIRANDA, BING CROSBY, que de passagem pelo Rio a caminho da Argentina, onde ia comprar cavalos de raça, cantou somente uma noite
Realmente foi uma época inesquecível e ainda  a  muito a contar que................ para não emcompridar.
FICA PARA OUTRO DIA
PS. Os nomes grafados em maiusculo, são tão importantes que não poderiam ser escritos de outra maneira

sábado, 31 de dezembro de 2011

MEUS VOTOS

FIM DE ANO
Reunião, familia, amigos,comidas votos
ESPERANÇA
Dias bons, saude. alegrias, coisas boas
REALIDADE
Sabemos que será um ano como os que ja passaram, teremos problemas, perderemos alguem querido, provavelmente viajaremos, algum problema de saude talvez, enfim tudo que ja passamos e sobrevivemos ENTÃO..........
Vamos enfrentar o futuro na esperança que não seja pior que o passado
VOTOS
Que os amigos continuem os mesmos, os  que  virão que sejam bem vindos, que tenhamos tolerancia e discernimento e que daqui 365 dias estejamos aqui novamente, para repetir tudo de novo        
FELIZ 2012!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

LA LICORNE

Amos 60
Meu vizinho de condominio,  cuja esposa estava  viajnado; me convida com mais dois amigos para jantar
Os quatro a mesa a conversa fluindo, assuntos varios, negocios, viagens,casos, quando um pergunta:
"Ja ouviram falar do LA LICORNE?
Foi inaugurado a  pouco tempo, é um local moderno de encontros, muito bem instalado onde ha varias moças, todas escolhidas a dedo pela proprietaria Laura que fazem programas com homens"
LAURA????????????me lembrei de uma amiga frenquntadora de um bordel quando rapaz
Seria a mesma?
Concordamos em ir conhecer o lugar e realmente éra a própria que me reconheceu, mostrou a casa nos recepcionou, agradecemos e saimos comentando do local
Dia seguinte o amigo vem ao me apartamento para um aperitivo e comenta com minha esposa:
O dialogo
"Que lugar luxuoso é o La Licorne, você  ja ouviu falar?
Não!
É espetacular" e descreve  as intalções e as atividades da casa
A  pergunta fatal!
"Você foi la?
Sim ..........nós fomos ontem a noite para conhecer
NÓS QUEM!!!!!!!!!!
Eu, teu marido, fulano e fulano
 A BOMBA!!!!!!!!!
Meu marido tanbem  ???????????
Ele não me  disse nada!!!!!!!!
Levei alguns dias para explicar que não tinha comentado por não ter dado maior interesse ao assunto e acalmar a situação
FIM DE SEAMA POSTERIOR
Estamos reunidos num clube com o amigo  que estava comnosco quando no meio da conversa o amigo comenta com a esposa
"Você não sabe o qua aconteceu!
O Roger não tinha comentado com a esposa que "tinhamos" ido ao La Licorne e quando contei da nóssa ida ela ficou possessa!"
"Que desagradave!!!!!
OUTRA BOMBA
"Quem foi?
"Eu, o Roger. teu marido........
MEU MARIDO?????????????????????
Não é preciso dizer que houve uma reação igual a outra.
Hoje a historia virou um caso foclorico e engraçado e o amigo assim que a esposa voltou antes de dar as boas vindas recebeu-a com a saudação:
'ESTIVE NO LA LICORNE!!!!!!!

TEATRO DE ARENA

Nunca escrevi muito sobre o TEATRO DE ARENA
Hoje  vou  falar da minha ligação com ele
Meu começo foi o conhecimento, a amizade e a convivência com JOSÉ RENATO no inicio de 1950  dirigindo  DEMORADO ADEUS de Tenesse Williams, no Museu de Arte  ainda na rua 7 de abril.
Modesto, saído recém da Escola de Arte Dramática,  tomou contato com a  representação teatral, antes encenada na antiguidade
O entusiasmo dele e a minha curiosidade nos levou a formar um grupo e procurar um local adaptado para novos textos 
Na ideia juntaram-se GERALDO MATHEUS TORLONI, MONAH DELACY ,pais de Christiane ainda não nascida, EVA WILMA, JOHN HERBETH, SÉRGIO SAMPAIO e outros que não mencionarei para não cometer o erro de omitir algum.
Vimos alguns armazéns pelo Centro e nos decidimos pela atual na Teodoro Bayma 94, e alugamos por 6 meses que era o tempo que pensávamos que duraria a experiência.
Para a montagem tínhamos que arranjar dinheiro
Formamos um grupo de Sócios Patronos, com a doação  de 500,00 (moeda da época) que teriam direito a 2 entradas por espetáculo e alguns anunciantes que teriam divulgação nos programas
Eu era responsável pela parte comercial e a provisão de recursos e pagamentos ou seja o sustento do teatro
Conseguimos montar o Arena, fazer uma cooperativa com os atores e em   1°de fevereiro de 1955  estreamos
Foi decidido inovar, apresentando 3 peças por semana, alternado-se os dias com:
"ROSA DOS VENTOS,
ESTA NOITE É NOSSA e
UMA MULHER E TRES PALHAÇOS"
Folgávamos ás 2a.feiras e os atores se revezavam a cada peça e eu e os que não estava atuando no dia,cuidávamos da  iluminação, contra-regra, som e até a bilheteria
A experiência deu certo,o Arena começou a ser conhecido e divulgado e até ter sido convidado para uma apresentação no  Palácio do Catete para o Presidente Café Filho
Pelo Arena passaram grandes atores que fizeram carreira e ainda estão em cena
Hoje Vivinha  (Eva Wilma) e Xico de Assis e os remanescentes ainda nos relacionamos e estamos tentando junto ao MEC e FUNARTE dar o nome de TEATRO DE ARENA JOSÉ RENATO, numa homenagem póstuma ao idealizador, diretor, ator e principalmente meu amigo até  a sua partida.