terça-feira, 29 de novembro de 2011

CINEMAS

Ontem fui assistir o filme Passione no Espaço Unibanco
Tirando o inconveniente de uma escada absurda, o filme é bom para quem gosta de musica napolitana, Gostei
Enquanto a sessão não começava fiquei me lembrando dos cinemas de antigamente 
Fui para o Santa Helena, na Praça da Sé com o primeiro filme falado "O Rei do Jazz"  com Al Jhonson, e um filme nacional com Genésio Arruda. o Mazzaropi da época.
O tempo passou e os hábitos também
Sábados a tarde, saia do colégio e ia direto para o PEDRO II no Anhangabau para ver os  cowboys Tom Mix, Gene Autrey,Buck Jones,Hopallong Cassidy com seu cavalo branco Tigger, meus heróis  
Os  Cine Alhambra na rua Direita e o São Bento na propia rua, exibiam Fred Astaire e Ginger Rogers,Abott & Costello, Bob Hope,Bing Crosby e Dorothy Lamour nos filmes da série Roads,  Tyrone Power, Greta Garbo e o famoso decote de Jane Russel no filme de Howard Hugues.
Depois  dessa época começaram os cinemas da Cinelândia que eram as ruas em torno da Av. São João
O primeiro foi o Broadway onde hoje é um prédio do Exercito, depois vieram o Bandeirantes no Paiçandu, Apolo na 24 de maio,Ritz,Lido, Regina  Metro, Cinerama e outros
Dois cinemas se destacaram na ocasião
O Cine UFA  teve que mudar de nome por causa da guerra, porque a UFA era uma produtora alemã, e passou a ser ART PALÁCIO, cuja  sessão das 22 hs na 2a. feira era a mais importante, o dia de lançamento de novo filme e um encontro da sociedade paulista.
Era "chic" estar la. 
Um detalhe curioso nessa sessão, era a apresentação aos "coronéis", que a dona de um bordel, Dadá, que para mostrar suas "meninas"  fazia com que  dessem uma volta pela sala como se estivessem procurando lugar.
O outro que  fez sucesso com seus camarotes VIP e uma apresentação de um organista antes do filme,  foi  o Ipiranga em frente ao Marabá .
Um cinema que marcou um fase da mocidade foi o Odeon, com trés salas, Vermelha, Azul e Verde
A sala Vermelha era a principal.
 O programa aos domingos  era ir a sessão da 14hs, que geralmente lotava e onde todos se conheciam, tomar lanche no Paulistano ou na domingueira dançante da Leiteria Itaiê na Pamplona e fazer o "footing" na Av. Brasil.
Com o fim do Odeon, herdou  este costume o Paramount na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, ainda cinema na ocasião
No Jardins o Cine Paulista  na Rua Augusta, foi sucesso com a sua "soiré das moças" as 4as. feiras  onde nasceram muitos namoros e aos domingos com os filmes em série que passavam episódios  semanais, do Patrulheiro Vigilante, Flash Gordon e os justiceiros da época
Esta conversa é só para relembrar os mais idosos e contar para os mais jovensos o que tivemos              

    

Um comentário:

  1. Roger,adorei seu blog!!!!!
    Vou acompanhar sempre,e virei fã de carteirinha!
    beijão
    Noemi

    ResponderExcluir